Estudo do Instituto OCA sobre homicídios de jovens no Ceará é premiado entre as 3 melhores iniciativas do mundo

Estudo coordenado pelo Instituto OCA sobre homicídios de adolescentes cearenses foi premiado pelo Unicef como uma das três melhores pesquisas inscritas no "Best of Unicef Research 2018". Intitulado "Trajetórias Interrompidas", a publicação foi elaborada pelo Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (CCPHA) e narra a história de vítimas de violência no Estado, associando suas histórias à dinâmica de violência em comunidades populares e dificuldade de acesso às políticas públicas nesses lugares.

Segundo o documento enviado à Presidência da Assembleia Legislativa, "os avaliadores ficaram particularmente impressionados com o potencial de impacto sócio-econômico e político e da força do relatório como ferramenta de defesa de direitos humanos".

O estudo foi realizado com dados referentes aos municípios de Caucaia, Eusébio, Horizonte, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte, além, é claro da capital do Estado, Fortaleza.

Com base em pesquisa e nas discussões com diversas instituições (UNICEF, Assembleia Legislativa, governo do estado, prefeitura de Fortaleza e sociedade civil organizada), foram construídas recomendações para prevenir que trajetórias como as das vítimas continuem sendo interrompidas desta forma.Matéria publicada no Jornal O POVO.

Texto original: https://www.opovo.com.br/noticias/fortaleza/2018/11/estudo-sobre-homicidios-de-adolescentes- cearenses-e-premiado-pela-unic.html

Voltar